Da mesma forma que um electricista utiliza várias ferramentas para terminar o trabalho, também um terapeuta de massagem tem técnicas que permitem melhorar a eficácia. Existem dezenas de técnicas de massagens e terapias complementares para manter o corpo saudável e equilibrado.
A massagem é a terapia mais antiga praticada pelo ser humana e as várias técnicas foram desenvolvida ao longo dos últimos séculos para se focarem em certas partes do corpo e ter resultados diferentes.
Massagem Como Medicina Tradicional
As massagens são utilizadas com óleos aromáticos e especiarias, para melhorem as suas capacidades curativas. Mesmo os grandes heróis da História recorreram a massagens frequentemente.
É conhecido que o imperador Júlio César tinha massagens diárias para acalmar as tensões nervosas de que sofria.
Massagens: Técnicas Ocidentais
Na cultura ocidental a técnica mais conhecida e utilizada é a massagem sueca, introduzida no século XIX. Esta massagem foi desenvolvida da conjugação das tradicionais massagens chinesas, egípcias, gregas e romanas.
Depois surgiram outros tipos de massagens, misturadas com terapias complementares para maior eficiência, como é o caso da:
- Aromaterapia
- Reiki
- Reflexologia
- Rolfing
- Osteopatia
Massagem: Técnicas Específicas
A maioria das massagens modernas foi criada para curar condições de saúde específicas, em situações de guerras ou doenças únicas.
A massagem actualmente é utilizada para variadíssimas opções, desde recém-nascidos até idosos. Não há muitos sítios relacionados com saúde e desporto que não tenham um centro de massagens para os seus clientes.
Actualmente, as massagens permitem a sua utilização em tratamentos de:
- Nascimentos prematuros
- Vários tipos de cancro
- Sida
- Artrites
- Dores lombares
- Lesões nos nervos
- Fibromialgias
- Ataques cardíacos
- AVC
Há uma massagem e técnicas perfeitas para cada um de nós, dependendo dos nossos objectivos. Veja aqui as melhores massagens existentes e escolha uma para experimentar os resultados em si mesmo.