Técnica de Alexander

A técnica de Alexander é uma reeducação de movimentos, tanto para o terapeuta como para o cliente, porque ensina como libertar as tensões através de novas posturas.

Com esta técnica aprendemos novas formas de sentar, levantar e mover durante o dia-a-dia, para reduzir o stress físico. Para o terapeuta, a utilização do seu corpo para a terapia torna a massagem muito menos penosa.

História Da Técnica De Alexander

Foi criada por Frederick Alexander, no final do século XIX, para ensinar os clientes e terapeutas a pensarem conscientemente sobre todos os movimentos que fazem diariamente.

Ele percebeu que todos temos hábitos inconscientes que expõem os nossos corpos a dores e tensões desnecessárias quando fazemos movimentos normais sem pensar. Por exemplo, utilizamos mais força do que a necessária para levantar e empurrar objectos, o que causa maiores riscos para a nossa coluna, ombros e pescoço.

Benefícios Da Técnica De Alexander

A técnica de Alexander permite reeducar o corpo para utilizar apenas o esforço necessário para uma determinada actividade. Isto significa que o corpo passa a ter força e energia suficientes para fazer todas as actividades correctamente, sem colocar em stress os músculos e articulações.

Depois de aprender a técnica de Alexander, pode aplicar em qualquer actividade simples diária, tais como:

  • Sentar
  • Deitar
  • Levantar
  • Andar
  • Suportar
  • Empurrar
  • Puxar

Além de reduzir a energia gasta necessária para as tarefas, esta técnica permite aumentar os movimentos do corpo, o balanço, o suporte, e a coordenação geral.

Massagem Da Técnica De Alexander

Os terapeutas da massagem de Alexander utilizam gestos e voz para ensinar aos seus clientes as posturas e movimentos correctos. Todos os movimentos são realizados e reeducados para o cliente melhorar em todos os aspectos.

Por exemplo, para quem sofre de dores nas costas, esta técnica irá identificar os movimentos que são feitos para as tarefas comuns e irá apontar os maus hábitos que reforçam o mal-estar. Desta forma, poderá conscientemente alterar os movimentos para uns mais naturais, que reduzirão as tensões e aliviarão os sintomas da dor.

Depois de aprendida, a técnica de Alexander melhora problemas de costas, pescoço, joelhos e tornozelos. Se tem dores crónicas no corpo, experimente este tipo de massagem.