Cinco tipos comuns de massagens

Alguma vez já quis ir a uma sessão de massagem terapêutica, mas não sabia porque tipo de massagem começar? A massagem terapêutica é uma área muito diversificada de trabalho e há muitos tipos de massagens à escolha, que vão desde o alívio do stress do corpo inteiro com métodos altamente direccionados que aliviam a dor muscular e disfunção. Cinco dos mais populares tipos de massagem são a Massagem Sueca, a Massagem dos Tecidos Profundos, a Massagem de Pedras Quentes, a Massagem Desportiva e a Terapia Neuromuscular.

1. Massagem Sueca - este é o tipo mais comum de massagem nos Estados Unidos e talvez no mundo. A massagem sueca é conhecida pelos seus movimentos longos de deslizamento, amassamento, fricção e percussão, bem como o conjunto dos movimentos que se sentir bem, melhorando a amplitude do movimento. É frequentemente considerada como um tipo de massagem de "spa", mas é muito mais que isso. A massagem sueca é óptima para reduzir o stress, melhorar a circulação, melhorar a amplitude do movimento das suas articulações, e ajudar a sentir-se realmente melhor consigo mesmo. A massagem sueca pode variar de uma leve pressão para uma pressão mais intensa, dependendo do seu nível de conforto. É mais do que apenas uma "sensação boa" é uma massagem muito terapêutica.

2. Massagem dos Tecidos Profundos - logo atrás da massagem sueca em popularidade e eficácia, a massagem dos tecidos profundos é uma das mais conhecidas e frequentemente solicitadas. Esta massagem compartilha alguns movimentos e técnicas da massagem sueca e é usada para eliminar a tensão crónica na musculatura profunda e no tecido conjuntivo que contribuem para a dor e para a perda da amplitude do movimento das articulações. Enquanto alguns profissionais de massagens terapêuticas usam uma pressão mais intensa, às vezes desconfortável na massagem dos tecidos profundos nota-se que uma pressão mais moderada pode chegar a tecidos profundos e alcançar bons resultados com pouco desconforto.

3. Massagem de Pedras Quentes - este tipo de massagem é provavelmente a mais luxuosa e relaxante massagem dada actualmente. As pedras basálticas aquecidas são adicionadas à massagem e são usadas pelo massagista para realizar um mini tratamento térmico bem como movimentos de deslizamento que parecem dissipar o stress e a tensão.

4. Massagem Desportiva - tal como soa, a massagem desportiva é dirigida para atletas de todos os níveis profissionais para “guerreiro de fim-de-semana” e para aqueles que se empenham por uma melhor condição física. Ao invés de uma forma específica de massagem, a massagem desportiva é geralmente uma combinação de técnicas de massagens adaptadas às necessidades do atleta. A massagem desportiva pode ser aplicada para aliviar a dor ou podem ser de natureza mais geral de forma a garantir o desempenho global.

5. Terapia Neuromuscular - também chamada de "NMT" ou Massagem Neuromuscular, a terapia neuromuscular é uma técnica de massagem conhecida para aliviar a dor muscular e os espasmos musculares por todo o corpo. A terapia neuromuscular é eficaz com os pontos-gatilho miofascial causando dor “referida” que se origina em alguma parte diferente de onde foi sentida. Esta técnica utiliza muito a compressão e as técnicas de fricção, posicionamento e alongamento para libertar os pontos-gatilho miofascial na musculatura, bem como as restrições nos tendões, ligamentos musculares, e às vezes envolvendo a fáscia muscular.

Todas as técnicas de massagem aqui descritas podem ajudá-lo a receber os benefícios da massagem para a saúde. É claro que existem muitas mais técnicas de massagens terapêuticas disponíveis, que são relaxantes, reduzem o stress, e que aliviam a tensão e a dor crónica. Na realidade não tem que saber que tipo de massagem pedir, só precisa saber o que quer alcançar. Só quer relaxar? Reduzir a dor muscular? Aliviar a dor? Melhorar a postura? Pergunte ao seu massagista o que ele recomenda para as suas necessidades específicas para a sua saúde e comece as massagens hoje.