Active Release Techniques (ART)

A Active Release Techniques, também denominada por A.R.T., é utilizada para tratamento de tecidos musculares que não responderam bem a outros tratamentos desportivos. A ART é mais frequente em profissionais e atletas que sofrem lesões relacionadas com o desporto, como é o caso da fadiga muscular do músculo.

Muitos atletas que vão a esta técnica de tratamento desportivo têm queixas do tipo:

  • Sensação de queimadura muscular
  • Dores musculares intensas

Esta terapia é também feita em todos os atletas que fazem movimentos repetitivos para nos músculos e tendões musculares.

Como Funciona a ART

Para fazer a ART o terapeuta aplica pressão com as mãos para detectar as áreas infectadas do atleta. Durante a massagem, o terapeuta utiliza as mãos para analisar a textura, a firmeza muscular e a flexibilidade dos movimentos dos tecidos muscular, sentindo os filamentos, os tendões e os ligamentos para procurar lesões.

Quando descobre tecido muscular anormal, o terapeuta faz uma série intensiva de massagens para fazer com que o músculo funcione novamente com o movimento completo. Isto irá aliviar os tecidos à volta, que podem estar a bloquear o músculo afectado, permitindo que o sangue chegue livremente ao músculo afectado. Esta limpeza irá fazer com que o músculo se recomponha.

Quando Usar ART

Como foi mencionado acima, a ART é normalmente utilizada para o tratamento de lesões relacionadas com o desporto. É muitas vezes utilizada por campeões olímpicos como um factor de sucesso, após terem sofrido alguma lesão.

No entanto, a ART também tem sido utilizada com eficácia em tratamento de pacientes com enxaquecas crónicas, posturas deficientes, dores de coluna, ciática e lesões nos joelhos e tornozelos.

Se pratica desporto e tem alguma lesão relacionada com a actividade desportiva, visite primeiro um medito antes de procurar um massagista de Active Release Techniques (ART), porque esta é recomendada muitas vezes pelos médicos em conjunto com um série de outros exercícios de reabilitação.