Como recuperar das massagens

Depois de recebermos uma massagem, não basta relaxar uns minutos a seguir. Os efeitos de uma massagem fazem-se sentir muito tempo além da massagem propriamente dita.

É comum sentirmo-nos mais alegres e relaxados durante 1 ou mais dias porque as massagens eliminam toxinas acumuladas no corpo e estimulam a circulação sanguínea. Os sintomas também incluem dores de cabeça e dores musculares durante esse processo.

Final da massagem


No fim de receber a massagem deixe-se ficar alguns minutos para recuperar lentamente todos os sentidos.

Uma massagem pode ser altamente relaxante e pode levar à desorientação temporária do paciente, por isso deve levantar-se lentamente e respirar de forma profunda, evitando sempre movimentos bruscos.

Conduzir após a massagem


Pelos mesmos motivos, deverá ter muita atenção se necessita de conduzir. Idealmente deveria evitar movimentos físicos pesados durante o resto do dia, além disso deverá também minimizar o contacto com ambientes que possam provocar o stress, como por exemplo o trabalho.

Beber água após a massagem


Depois de receber a massagem beba muita água, porque a hidratação irá acalmar os nervos e músculos através da libertação das toxinas. É uma das dicas normalmente dadas pelos bons terapeutas.

Relaxar em casa


Quando chegar a casa, experimente tomar um banho quente de imersão, com sais de banho, para poder tratar dos músculos que foram exercitados libertando assim mais toxinas.

Depois disso deverá ainda fazer actividades relaxantes, como a leitura ou meditação, terminando assim o dia de forma a recarregar ao máximo as suas baterias.

Nos dias seguintes


Nos dias seguintes à massagem tente lembrar-se do estado de relaxamento e mantenha uma respiração profunda e suave de forma a permitir a correcta circulação do oxigénio no corpo. Isto irá ajudar a balancear os sentidos nos dias seguintes.

A comida também deverá ser moderada e evitar ao máximo alimentação que possa atacar o sistema. Álcool e tabaco aparecem no topo da lista.

Tenha também mais atenção à sua postura, tentando estar sempre vertical e relaxado, com os ombros para trás e as pernas descruzadas. Se precisa de estar sentado durante grande parte do dia, não se esqueça de se levantar a cada maior e fazer alguns alongamentos suaves.

A massagem pode trazer vários benefícios e se conseguir potenciar os seus efeitos com uma atitude correcta nos instantes e dias seguintes, os efeitos serão ainda melhores.