Massagem e Reflexologia

A reflexologia é uma prática muito antiga, como as massagens, que se baseia nos princípios de que existem reflexos nas mãos e pés que correspondem a cada parte do nosso corpo, órgãos, glândulas e músculos.

Reflexologia Como Tratamento

Como tratamento para o corpo, a reflexologia foi introduzida no Ocidente no início do século XX, por um médico especialista em problemas de ouvidos, nariz e garganta.

Quando trabalhava com estes doentes, ele notou que aplicando uma pressão em partes específicas do corpo, afectava positivamente outras partes do corpo.

Trabalhando com esta nova teoria, ele criou um gráfico para a reflexologia. Dividiu o corpo em dez zonas verticais, que se reflectiam nas mãos e nos pés. Quando ele aplicava a pressão nessas zonas, as outras partes do corpo e os órgãos respondiam positivamente.

Reflexologia Hoje

Hoje em dia a reflexologia avançou bastante. São aplicadas técnicas de acupressura e massagens nos ouvidos, mãos e pés.

Os pacientes melhoram a sua circulação, desintoxicação e reduzem as tensões. Isto permite que o corpo se consiga tratar sozinho, de forma eficaz.

Alguns dos problemas que são tratados com reflexologia incluem as dores nas costas e na coluna vertebral, infertilidades, artrites, entre muitas outras indicações terapêuticas.

Método De Reflexologia

Durante uma consulta de reflexologia, o terapeuta pergunta-lhe várias coisas para determinar as suas condições actuais. Depois irá aplicar a pressão nas mãos e pés, de acordo com o mapa de reflexologia.

Diferentes pontos vão, em termos teóricos, ter efeitos em órgãos internos do corpo. Por isso, quando ele carrega numa zona A do pé, existe um efeito positivo na zona B, que é um órgão interno.

A estimulação dos nervos nestas extremidades do corpo humano tem efeitos em todo o sistema nervoso, por isso promove a saúde. Há ainda quem acredite na energia da vida que é bloqueada e equilibrada através da reflexologia.

Só pelo efeito relaxante que uma massagem nos pés tem já seria positivo, mas os resultados demonstrados pelos pacientes da reflexologia mostram que pode ser interessante em muitos casos.