A Massagem Shantala ou massagem para bebés, é uma técnica de massagem muito antiga e
respeitada, não se sabe efectivamente quando surgiu, mas foi inicialmente ensinada no sul da Índia, e desde então é passada de geração em geração de mãe para filha. Foi trazida para Ocidente pelo Obstetra Dr. Frederick Leboyer que observou uma mãe a fazer massagens ao seu bebé, e baptizou essa sequência de movimentos com onome dessa mulher
A Massagem Shantala pode ser definida como uma técnica natural de tocar de relacionar com o seu bebé.
É uma técnica de massagem muito simples e caracterizada pelos seus movimentos rítmicos numa sequência de toques, o que faz com o que o bebé relaxe e aumente o seu sentido de segurança, melhora os padrões de sono assim como o seu sistema imunitário. Promove também uma melhor na relação mãe - filho ou seja promove o desenvolvimento emocional do bebéA massagem deve ser feita como todas as massagens num ambiente calmo e relaxantes, preferencialmente com música ambiente tranquila.
Para fazer a massagem deve utilizar um óleo vegetal e natural com ou sem cheiro que deve aquecer ligeiramente, pode faze-lo na palma das suas mãos, este óleo vai facilitar na realização da massagem.
A massagem do bebé deve ser feita com firmeza, e aumentando ligeiramente a pressão com o decorrer da massagem e deve começar do lado esquerdo e terminar no lado direito, para manter o sentido da energia do corpo humano, deve fazer os movimentos de baixo para cima e do centro para as extremidades.No final da massagem deve dar banho ao seu bebé de forma a dar continuidade ao relaxamento da massagem.
Pode fazer esta massagem a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade.
As vantagens deste tipo de massagem além das que já falamos anteriormente são:
- Reduz as insónias
- Relaxamento
- Equilíbrio de energia
- Reduz a tensões
- Melhora funcionamento do aparelho locomotor